NOVO SITE!!! Queridos seguidores, professores, alunos e visitantes, Conheçam meu novo site que será recheado de atividades, provas e variedades. Daqui pra frente tudo será postado lá. Ainda estou postando uma variedade de coisas, mas já é possível extraírem atividades dele. http://aprendendoparaavida.wix.com/educar
Abraços, Profª Raquel
http://aprendendoparaavida.wix.com/educar
TEXTO I: SOS – SALVEM O PLANETA! (FRAGMENTO)
As
indústrias e os carros causam febre na Terra. A febre é um sintoma de
desequilíbrio no ecossistema global. As principais causas desse sintoma são: a
diminuição das plantas da superfície da Terra, o excesso de gás carbônico no ar
que todo mundo respira e a emissão de aerossóis na atmosfera — partículas
sólidas e líquidas suspensas no ar, como a fuligem.
A
indústria do petróleo desequilibra os ecossistemas do ar e da água e impede que
as pessoas usem energia limpa, que não solta gás carbônico na atmosfera.
Existe
tecnologia que pode receber incentivos para se desenvolver o suficiente para
distribuir apenas energia limpa no mundo.
(
Vinhas, Camila. Folhinha, de 19 de junho de 2004.)
TEXTO II:
Menino
que mora num planeta
azul
feito a cauda de um cometa
quer
se corresponder com alguém
de
outra galáxia.
Neste
planeta onde o menino mora
as
coisas não vão tão bem assim:
o
azul está ficando desbotado
e
os homens brincam de guerra.
É
só apertar um botão
que
o planeta Terra vai pelos ares...
Então
o menino procura com urgência
alguém
de outra galáxia
para
trocarem selos, figurinhas
e
esperanças.
(
Murray, Roseana. Classificados poéticos. 2ed. Belo Horizonte, Miguilim, 1985.)
TEXTO III
Habitante de outra galáxia
aceita corresponder-se com um menino do
planeta azul.
O mundo desse habitante é todo feito de vento
e cheira jasmim.
Não há fome nem há guerra e, nas tardes
perfumadas,
as pessoas passeiam de mãos dadas e costumam
rir à toa.
Nessa galáxia ninguém faz a morte, ela
acontece naturalmente como o sono depois da festa.
Os habitantes não mentem e por isso seus
olhos brilham como riachos.
O habitante de outra galáxia aceita trocar
selos e figurinhas e pede ao menino que encha os bolsos de
esperanças, e não só os bolsos, mas também as mãos e os cabelos, a
voz o coração, que a doença do planeta azul ainda tem solução.
(Murray,
Roseana. idem)
QUESTÃO 1
Para
Mafalda, o planeta Terra está doente. O texto I aponta uma das doenças de que
sofre o planeta.
a)
Que doença é essa ?
R.:
Essa doença é o desequilíbrio no ecossistema global.
b)
Transcreva a palavra do texto I que indica seu sintoma.
R.:
”febre”.
QUESTÃO 2
Para
o menino do texto II, a Terra também está adoecendo.
a)
Retire desse mesmo texto o adjetivo que expressa a opinião do menino.
R.:
”desbotado”.
b)
Sem encontrar uma solução para a cura dos males da Terra, o menino do texto II
entra em contato com um habitante de outra galáxia. O que sugeriu o
extraterrestre no texto III ?
R.:
O extraterrestre sugeriu que o menino do texto II se enchesse de esperança
(mantivesse/tivesse/não perdesse a esperança).
QUESTÃO 3
A
mensagem do texto III é otimista. Copie do poema apenas os versos que mostrem o
motivo desse otimismo.
R.:
“que a doença do planeta azul/ainda tem solução”.
QUESTÃO 4
A fim de evitar repetição, o autor se utiliza no texto I de duas
expressões de sentido semelhante para se referir aos habitantes do planeta
azul. Transcreva essas duas expressões.
R.: “todo mundo” / “as pessoas”.
QUESTÃO 5
Leia o trecho a seguir, retirado do texto III: “ e por isso os
seus olhos brilham como riachos.”
O Pronome isso está substituindo uma informação que
já apareceu no poema. Qual é ela ?
R.:
O pronome está substituindo a informação de que os habitantes da outra
galáxia não mentem (não são mentirosos).
QUESTÃO 6
Observe os trechos abaixo, retirados do texto II.
a) “num planeta azul feito a cauda de um cometa”
b) “o azul está ficando desbotado”
Escreva a classe gramatical das palavras destacadas.
a) adjetivo.
b) substantivo.
O ensino de gramática hoje está tão complicado que temos que trabalhar de forma contextualizada. Ötimo material!
ResponderExcluirParabéns!
Concordo com o que você disse...Hoje em dia algumas escolas públicas estão sendo desvalorizada,mas tudo isso por causa dos alunos...Caso contrário os ensinos estão ótimos (escolas publicas ou particulares) ...Parabéns
ExcluirNossa Raquel você está de parabéns...Não sei se você é professora,mas deve ser...Você é um ótimo exemplo de professora,amei seu material suas provas,e sua dedicação...Enfim AMEI!!!! <3
ResponderExcluirAdorei isso, e legal ajuda a estudar.
ResponderExcluirlegal!!!!
ResponderExcluirNossa Raquel você está de parabéns...frases Com Desenhos Não sei se você é professora,mas deve ser...Você é um ótimo exemplo de professora,amei seu material suas provas,e sua dedicação...Enfim AMEI!!!!
ResponderExcluirAmei seu blo é muito fofo e me ajudou bastante Pesquisas relacionadas a prova de portugues...!
ResponderExcluirO ensino de gramática hoje está tão complicado que temos que trabalhar de forma contextualizada. Ötimo material! Parabéns!
ResponderExcluir