A estudiosa acerca das Redes Sociais
Raquel Recuero (2009) afirma que Redes Sociais representam gente,
interação, uma troca social. Um grupo de pessoas que fazem parte de uma
mesma estrutura. De acordo com Duarte,Quandt e Queila (2008) as Redes
Sociais dizem respeito as estruturas sociais formadas por pessoas ou
organizações, essas por sua vez, partilham de interesses e/ou valores em
comuns.
Dentro de uma Rede Social, cada envolvido pode expressar sua
individualidade, e definir quais os grupos ou pessoas que podem fazer
parte da sua rede de relacionamentos.
Quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas, afirma Recuero (2009) temos uma Rede Social.
Basicamente as Redes Sociais na internet representam a mesma relação
entre os indivíduos como seres sociais, no entanto, através de
computadores, o que exige uma linguagem específica para uso desse
ambiente.
Para entender melhor esse contexto sugiro a leitura do artigo sobre a história das redes sociais.
Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão
de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os
diversos atores.
A abordagem da rede tem, assim, seu foco na estrutura social, onde
não é possível isolar os atores sociais e nem suas conexões. (RECUERO,
2009, p. 23)
O relacionamento através das Redes Sociais
A forma de utilização da internet é direcionada por cada usuário, dentro das Redes Sociais na internet
cada usuário se torna um ator, onde pode representar uma pessoa,
empresa ou até mesmo grupos. Cada indivíduo se relaciona através das
suas conexões, que dentro das Redes Sociais são representadas como laços
sociais.
A identificação dos usuários nas Redes Sociais pode ser feita através
de representações gráficas ou imagens personalizadas chamadas de
“Avatar”. Cada Rede Social disponibiliza um espaço em sua interface
para que o usuário possa inserir sua imagem de exibição. Geralmente as
organizações utilizam suas logomarcas como imagem de exibição padrão nas
Redes Sociais.
A Interação social através da internet
A possibilidade de se relacionar através de um computador
potencializa a criação de novas redes sociais, afinal, a internet
permite o desenvolvimento de uma relação social entre usuários de
cidades, estados e até mesmo países e continentes diferentes. O que
permite, nesse momento, uma possibilidade de impacto bem maior.
Reside aí justamente o fator diferencial da Internet. Por ser um meio
onde facilmente é possível publicar e atualizar informações houve uma
ruptura no padrão existente. Qualquer pessoa pode ser produtora de
conteúdo, e colocá-lo à disposição para todas as outras pessoas que
estiverem conectadas.
As redes sociais aproximam os indivíduos
A internet reduz a distância espacial e temporal entre os indivíduos,
podemos observar claramente essa realidade quando comparamos o total de
segundos da chegada de uma mensagem enviada através de um e-mail,
comparada a mesma mensagem remetida através de uma carta, aguardada por
dias.
Por isso, a internet exerce papel fundamental nas novas formas de
comunicação. Ela trouxe muitas vantagens para a comunicação, pois não
existem limites geográficos para a comunicação entre os indivíduos e as
empresas. Onde existir o acesso a um computador e internet é possível a
criação de um laço social e conseqüentemente uma rede social.
Comunicação de via dupla através das Redes Sociais
As Redes Sociais na internet permitem não somente uma facilidade na
comunicação entre os usuários e as organizações, como traz para o
consumidor um novo canal de busca por informações acerca de seu
interesse. Existe uma mudança no comportamento do consumidor que passou a
utilizar bem mais a internet como meio de comunicação, informação,
entretenimento e relacionamento.
Desenvolver relacionamentos duradouros com o consumidor é uma das
principais metas a serem atingidas no ambiente online, pois “na internet
a propaganda dá lugar a publicidade, o marketing de interrupção dá
lugar ao marketing de relacionamento, a comunicação de mão única dá
lugar ao diálogo e a participação.” (CONRADO, 2008, p. 33)
Os usuários utilizam o espaço das Redes Sociais também para ouvir
experiências com o uso de algum produto ou serviço por outros usuários.
TORRES (2009) afirma que o consumidor busca informações relevantes sobre
produtos e serviços, para conhecer as experiências de outros
consumidores. Nesse ambiente encontramos a publicidade, no próximo
tópico falaremos mais acerca desse assunto.
Fonte: http://www.natanaeloliveira.com.br/o-que-sao-as-redes-sociais-na-internet/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.