Páginas

center


quarta-feira, 7 de março de 2012

Vocação. Qual é a sua?

Atividade para  o Ensino médio - Redação

                
  Vocação. Qual é a sua?  


Escreva um texto expondo sua posição a esse respeito.
Para isso use os tópicos abaixo. 
(não responda às questões, exponha-as através de um texto)
 Use os tópicos como referência. 


  • O que você pretende fazer?
  • Por que escolheu essa área?
  • Inspirou-se em que? 
  • Já sabe tudo a respeito? 
  •  O que pretende conquistar? 
  •  O que significa “estar no topo” para você?
  •  Como pretende chegar lá?
Dê um título ao seu texto. Componha no mínimo três parágrafos. (mínimo de 15 linhas, máximo de 30 linhas.

terça-feira, 6 de março de 2012

O que são as Redes Sociais na Internet?


A estudiosa acerca das Redes Sociais Raquel Recuero (2009) afirma que Redes Sociais representam gente, interação, uma troca social. Um grupo de pessoas que fazem parte de uma mesma estrutura. De acordo com Duarte,Quandt e Queila (2008) as Redes Sociais dizem respeito as estruturas sociais formadas por pessoas ou organizações, essas por sua vez, partilham de interesses e/ou valores em comuns.
Dentro de uma Rede Social, cada envolvido pode expressar sua individualidade, e definir quais os grupos ou pessoas que podem fazer parte da sua rede de relacionamentos.
Quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas, afirma Recuero (2009) temos uma Rede Social. Basicamente as Redes Sociais na internet representam a mesma relação entre os indivíduos como seres sociais, no entanto, através de computadores, o que exige uma linguagem específica para uso desse ambiente.
Para entender melhor esse contexto sugiro a leitura do artigo sobre a história das redes sociais.
Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores.
A abordagem da rede tem, assim, seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores sociais e nem suas conexões. (RECUERO, 2009, p. 23)

O relacionamento através das Redes Sociais

A forma de utilização da internet é direcionada por cada usuário,  dentro das Redes Sociais na internet cada usuário se torna um ator, onde pode representar uma pessoa, empresa ou até mesmo grupos. Cada indivíduo se relaciona através das suas conexões, que dentro das Redes Sociais são representadas como laços sociais.
A identificação dos usuários nas Redes Sociais pode ser feita através de representações gráficas ou imagens personalizadas chamadas de “Avatar”.  Cada Rede Social disponibiliza um espaço em sua interface para que o usuário possa inserir sua imagem de exibição. Geralmente as organizações utilizam suas logomarcas como imagem de exibição padrão nas Redes Sociais.

A Interação social através da internet

A possibilidade de se relacionar através de um computador potencializa a criação de novas redes sociais, afinal, a internet permite o desenvolvimento de uma relação social entre usuários de cidades, estados e até mesmo países e continentes diferentes. O que permite, nesse momento, uma possibilidade de impacto bem maior.
Reside aí justamente o fator diferencial da Internet. Por ser um meio onde facilmente é possível publicar e atualizar informações houve uma ruptura no padrão existente. Qualquer pessoa pode ser produtora de conteúdo, e colocá-lo à disposição para todas as outras pessoas que estiverem conectadas.

As redes sociais aproximam os indivíduos 

A internet reduz a distância espacial e temporal entre os indivíduos, podemos observar claramente essa realidade quando comparamos o total de segundos da chegada de uma mensagem enviada através de um e-mail, comparada a mesma mensagem remetida através de uma carta, aguardada por dias.
Por isso, a internet exerce papel fundamental nas novas formas de comunicação. Ela trouxe muitas vantagens para a comunicação, pois não existem limites geográficos para a comunicação entre os indivíduos e as empresas. Onde existir o acesso a um computador e internet é possível a criação de um laço social e conseqüentemente uma rede social.

Comunicação de via dupla através das Redes Sociais

As Redes Sociais na internet permitem não somente uma facilidade na comunicação entre os usuários e as organizações, como traz para o consumidor um novo canal de busca por informações acerca de seu interesse. Existe uma mudança no comportamento do consumidor que passou a utilizar bem mais a internet como meio de comunicação, informação, entretenimento e relacionamento.
Desenvolver relacionamentos duradouros com o consumidor é uma das principais metas a serem atingidas no ambiente online, pois “na internet a propaganda dá lugar a publicidade, o marketing de interrupção dá lugar ao marketing de relacionamento, a comunicação de mão única dá lugar ao diálogo e a participação.” (CONRADO, 2008, p. 33)
Os usuários utilizam o espaço das Redes Sociais também para ouvir experiências com o uso de algum produto ou serviço por outros usuários. TORRES (2009) afirma que o consumidor busca informações relevantes sobre produtos e serviços, para conhecer as experiências de outros consumidores. Nesse ambiente encontramos a publicidade, no próximo tópico falaremos mais acerca desse assunto.

Fonte: http://www.natanaeloliveira.com.br/o-que-sao-as-redes-sociais-na-internet/

sexta-feira, 2 de março de 2012

Exercicios - interpretação de texto


Visite meu novo site cheio de novidades pra você!

Exercícios de Português


Desde os anos 70, quando os partidos verdes começaram a despontar na Europa e o Greenpeace surgiu para protestar contra testes nucleares, o movimento ambientalista nunca foi seriamente questionado em sua sacrossanta missão de salvar a Terra. Nem havia por quê: os dados da tragédia — florestas desaparecendo, espécies se extinguindo a rodo e os mares subindo devido ao efeito estufa — pipocam nos noticiários para dizer que a humanidade está destruindo o planeta. Ninguém em sã consciência (salvo um ou outro presidente dos EUA) poderia ser contra os cuidados com a combalida saúde global.
Nada mais normal, portanto, do que reagir com incredulidade a qualquer um que venha dizer que o planeta nunca esteve tão bem, obrigado, e que um futuro radiante aguarda a humanidade, mesmo depois de todos os seus pecados contra a Mãe Natureza. Mas é justamente disso que o dinamarquês Bjorn Lomborg tenta (e, até certo ponto, consegue) convencer o leitor em The Skeptical Environmentalist. As coisas estão melhorando. E o fim do mundo não está próximo.
O livro de Lomborg cumpre a saudável tarefa de destoar ao dessacralizar as ONGs ecológicas. Ao caracterizá-las — não sem um certo exagero — como mais um grupo de lobby brigando por verbas, o autor quebra um tabu e abre um debate que, para a maior parte das pessoas, ainda soa algo herético. (...)

(ANGELO, Claudio. Folha de S. Paulo, 26 jun. 2001. Caderno Mais!)

1) Segundo o texto, é correto afirmar:

a) O autor do texto, Claudio Angelo, questiona as ONGs ecológicas pela sua posição radical em relação à avaliação da saúde do planeta.
b) O autor do texto procura mostrar que, apesar de a humanidade ter atacado a Mãe Natureza, o fim do mundo não está próximo.
c) O livro de Lomborg questiona a postura das ONGs ecológicas, mostrando os efeitos dos testes nucleares no meio ambiente.
d) O livro de Lomborg defende que a saúde do planeta não está tão abalada quanto muitos supõem.
e) Lomborg mostra em seu livro que devemos desconfiar de quem venha dizer que o planeta nunca esteve tão bem. 

2) Observando a forma como é organizado o texto, é correto afirmar que nele predomina a intenção de

a) questionar, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é tratar dos impactos ambientais que colocam em xeque a saúde do planeta.
b) argumentar, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é desenvolver o tema de que as ONGs precisam cumprir melhor seu papel.
c) informar, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é apresentar como o livro de Lomborg trata as questões ecológicas.
d) descrever, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é caracterizar os acidentes ambientais que ameaçam a saúde do planeta.
e) narrar, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é apresentar os fatos que corroboram as atitudes das ONGs ecológicas. 

3) O texto apresenta várias opiniões. Assinale a alternativa em que a correspondência entre a opinião e seu detentor é correta.

a) Alguns presidentes dos EUA costumam colocar-se contra os cuidados que são tomados para salvar o planeta — opinião de Lomborg.
b) Lomborg exagera um pouco ao dizer que as ONGs ecológicas só brigam por verbas — opinião do autor do texto.
c) Em relação à saúde global, as coisas estão melhorando e o fim do mundo não está próximo — opinião do autor do texto.
d) Lomborg consegue, até certo ponto, convencer o leitor de que o planeta nunca esteve tão bem — opinião das ONGs ecológicas.
e) O movimento ambientalista nunca foi seriamente questionado — opinião de Lomborg. 

4) Compare o uso de travessões no primeiro e no terceiro parágrafos. É correto afirmar que eles têm a função de isolar um conteúdo para, respectivamente,

a) explicar os dados da tragédia – criticar o papel das ONGs.
b) evidenciar a opinião de Claudio Angelo – explicar o papel das ONGs.
c) descrever os dados da tragédia – esclarecer a posição de Lomborg.
d) apontar os fatos que contradizem a opinião das ONGs – desmentir a opinião do autor.
e) enumerar os dados da tragédia – inserir a opinião de Claudio Angelo. 

5)  “Os narradores, embora de espaços diferentes – escolas rurais, escolas de favelas, escolas de grandes e pequenas cidades – contam, em uníssono, a história da educação paulista, mas que não é diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.” (PROLEITURA, jun. 1998.)
Que alternativa reescreve o texto acima sem alterar o sentido?

a) Os narradores, porque procedem de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, embora ela seja diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
b) Os narradores, procedentes portanto de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, que porém não é diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
c) Os narradores, quando de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, que, por isso, não é diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
d) Os narradores, apesar de procedentes de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, que não é, todavia, diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
e) Os narradores, que todavia são de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, mas não são diferentes de gaúchos, potiguares ou mato-grossenses. 

6)  No jornal de um supermercado aparece um cliente pronunciando-se a respeito da loja: “Compro no supermercado X a 28 anos, pois sou bem tratado pelos funcionários e lá encontro toda a mercadoria que preciso”.

Observe como o depoimento do cliente foi reescrito:
I - Compro no supermercado X há 28 anos, pois lá sou bem tratado pelos funcionários e encontro toda a mercadoria de que preciso.
II - Compro no supermercado X à 28 anos, pois sou bem tratado pelos funcionários, onde encontro toda a mercadoria que preciso.
III - Compro no supermercado X há 28 anos, pois sou bem tratado pelos funcionários e lá encontro toda a mercadoria cuja qual preciso.
Segue(m) as normas da língua padrão:

a) Apenas a versão I.
b) Apenas as versões I e III.
c) Apenas a versão III.
d) Apenas as versões I e II.
e) Apenas as versões II e III.

Gabarito dos exercícios

1 D, 2 C, 3 B, 4 E, 5 D, 6 A