Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira?
Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
Paulo
tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no
campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana
seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de
lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto
de queijo.
Desta vez Paulo não só ficou sem
sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze
dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da terra
passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador
para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.
Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.
Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.@Grana Drummond.www.carlosdrummond.com.Br-Rio de Janeiro, Record.
Interpretando o texto
1) A narrativa poética da Carlos Drummond de Andrade apresenta as seguintes partes:
- Apresentação – parte inicial da história; momento em que os fatos começam a ser narrados e se apresentam as personagens.
- Complicação – parte em que se inicia a conflito da narrativa.
- Clímax – momento de maior tensão da história.
- Desfecho – parte final; conclusão da narrativa.
Use uma frase para sintetizar a parte do conto pedida.
a)Apresentação: __________________________________________
1) A narrativa poética da Carlos Drummond de Andrade apresenta as seguintes partes:
- Apresentação – parte inicial da história; momento em que os fatos começam a ser narrados e se apresentam as personagens.
- Complicação – parte em que se inicia a conflito da narrativa.
- Clímax – momento de maior tensão da história.
- Desfecho – parte final; conclusão da narrativa.
Use uma frase para sintetizar a parte do conto pedida.
a)Apresentação: __________________________________________
b) Clímax: _______________________________________________
2) Paulo tem fama de mentiroso. Como se apresenta o mundo que ele imagina?
________________________________________________________
3) Percebe-se uma oposição na visão de mundo da mãe e do filho. Qual a visão de cada um?
________________________________________________________
4) Analise e explique o trecho: Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira? Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
_______________________________________________________
5) Transforme o sujeito simples em composto.
a) Paulo tinha fama de mentiroso.
_______________________________________________________
b) Ele veio contando que caíra no pátio da escola
_______________________________________________________
c) A mãe decidiu levá-lo ao médico.
_______________________________________________________
d) Paulo era um menino cheio de imaginação.
_______________________________________________________
e) O desejo de Paulo era viajar pelo mundo.
_______________________________________________________
2) Paulo tem fama de mentiroso. Como se apresenta o mundo que ele imagina?
________________________________________________________
3) Percebe-se uma oposição na visão de mundo da mãe e do filho. Qual a visão de cada um?
________________________________________________________
4) Analise e explique o trecho: Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira? Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
_______________________________________________________
5) Transforme o sujeito simples em composto.
a) Paulo tinha fama de mentiroso.
_______________________________________________________
b) Ele veio contando que caíra no pátio da escola
_______________________________________________________
c) A mãe decidiu levá-lo ao médico.
_______________________________________________________
d) Paulo era um menino cheio de imaginação.
_______________________________________________________
e) O desejo de Paulo era viajar pelo mundo.
_______________________________________________________
6) O sujeito das orações abaixo está oculto. Diga qual a pessoa que o representa.
a) Perdi todos os meus documentos. ____________________________
b) Queríamos assistir ao debate hoje à noite na tevê._________________
c) Conversaram com seus amigos, afinal? _________________________
d) Sabes que a Terra não se renovará? ___________________________
7) – Classifique os predicados em: (PV) verbal ou (PN) nominal.
a) O professor permaneceu sentado durante a palestra do diretor. ( )
b) Imediatamente, o médico socorreu o pequeno menino. ( )
c) O ônibus quebrou durante a viagem de férias. ( )
d) O aluno ficou pensativo durante o todo teste. ( )
e) O arquiteto estava preocupado com o projeto. ( )
8) Na oração “Conhecemos nossos adversários um dia antes do jogo”. Marque a alternativa que apresentar a classificação correta do sujeito:
a) Simples
b) Composto
c) Desinencial
a) Perdi todos os meus documentos. ____________________________
b) Queríamos assistir ao debate hoje à noite na tevê._________________
c) Conversaram com seus amigos, afinal? _________________________
d) Sabes que a Terra não se renovará? ___________________________
7) – Classifique os predicados em: (PV) verbal ou (PN) nominal.
a) O professor permaneceu sentado durante a palestra do diretor. ( )
b) Imediatamente, o médico socorreu o pequeno menino. ( )
c) O ônibus quebrou durante a viagem de férias. ( )
d) O aluno ficou pensativo durante o todo teste. ( )
e) O arquiteto estava preocupado com o projeto. ( )
8) Na oração “Conhecemos nossos adversários um dia antes do jogo”. Marque a alternativa que apresentar a classificação correta do sujeito:
a) Simples
b) Composto
c) Desinencial
9) Assinale as que possuem predicado nominal,circule o verbo de ligação e grife o predicativo do sujeito.
a) ( ) A criança ficou ferida.
b) ( ) Seu vizinho é milionário.
c) ( ) O professor corrigiu as provas.
d) ( ) O Brasil foi descoberto por Cabral.
e) ( ) Aquela mulher parece uma tábua.
10) Separe com uma barra o sujeito e predicado:
a) João e Maria saíram para a floresta.
b) Cinderela lavava o chão da cozinha todos os dias.
c) A Bela e a Fera se apaixonaram.
11) Escreva S para simples e C para o período composto:
a) ( ) Sultão fecha os olhos e dorme.
b) ( ) Elias e Carlos levaram as bagagens para o navio.
c) ( ) A praia estava deserta.
d) ( ) O calor e o vento estavam fortes.
e) ( ) O dia ficou sombrio.
12) "O homem, a fera e o inseto, à sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta oração o sujeito é:
a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito oculto.
d) Sujeito composto.
Boa prova!!!!
obrigada, me ajudou muito.
ResponderExcluirObrigada , me ajudou muito
ResponderExcluirachei muito lgl
ResponderExcluirobrigado me ajudou muito se tivesse a resposta seria melhor
ResponderExcluirme ajudou +
ResponderExcluirProfessora, parabéns,adorei essa atividade.
ResponderExcluiradooorei
ResponderExcluirOlá vou fazer uma prova de qualificação do 7 ano pro 8 estou a uma semana sem aula de português eu to fazendo eja o que devo estudar?
ResponderExcluirMaravilhosos exercício!
ResponderExcluirAmei seu trabalho!
ResponderExcluirameiii
ResponderExcluirtirei nota baixa e isso me ajudou bastante a estudar
ja estar otimo mas ficaria ainda melhor se tivsse as resposra
da proxima vez ajudaria bastante se tivesse a resposta embaixo para podermos corrigir
ResponderExcluirfica a dica
mas parabens pelo trablho e pela dedicaco
amei, ficou realmete muito bom