Alguns alunos ficam em dúvida quanto ao uso das palavras MAU e MAL, mas não é tão complicado. Veja:
a) MAU é um adjetivo e se opõe a BOM: “Ele é um mau político.” (x bom político); “Ele está de mau humor.” (x bom humor); “Ele é um mau-caráter.” (x bom caráter); “Ele tem medo do lobo mau.” (x lobo bom); b) MAL pode ser: 1. advérbio (=opõe-se a BEM): “Ele está escrevendo mal.” (x escrevendo bem); “Ele foi mal preparado.” (x bem preparado); “Ele está sempre mal-humorado.” (x bem-humorado); “Isso me fez muito mal.” (x me fez muito bem); 2. conjunção (=logo que, assim que, quando): “Mal você ligou, todos ficaram aliviados.” (=Assim que você ligou); “Mal terminou o teste, foi aprovado.” (=Logo que terminou o teste); 3. substantivo (=doença, defeito, problema): “Ele está com um mal incurável.” (=doença); “O seu mal é não seguir meus conselhos.” (=defeito). Na dúvida, use um velho “truque”: MAL x BEM; MAU x BOM.
Enquanto navegava na net, conheci o blog da Jaqueline. Postagem interessante!
Realmente é algo para se analisar...
Um avanço na tecnologia?
Estava prestando atenção no método que minha irmã utiliza para estudar um dia desses...
Tão diferente dos meus cadernos de rascunhos rabiscados a lápis de qualquer jeito, minha irmã e todos os alunos da faculdade (segundo ela) gravam suas aulas em mp3. Ela tem um arquivo completo todo gravado de suas aulas em Cds e no computador. Ouve as aulas quantas vezes sente necessidade. Eu disse à ela: "Um dia o professor vai chegar em classe e vai encontrar no lugar de alunos, um monte de MP3 e MP4 esperando para gravarem sua voz."
Tamanha a facilidade, os dias que minha irmã não pode ir à aula, ela grava as aulas deixando o MP3 com outro aluno. Nem precisam mais ir à aula. Analisando este tema de tecnologia, pensei: Isto daria uma bela charge. Foi quando contactei meu Amigo Wilmar Marques do Wilmarx, Humorista Gráfico de primeira linha; seu humor e desenhos são de uma genialidade incrível. Eu adoro visitar seu blog e ver como ele transforma tão perfeitamente as críticas cotidianas em desenhos muito sagazes... Falei à ele de minha idéia e ele criou esta charge para mim:
Olha a genialidade! Ficou perfeito! Obrigada Wilmar! E encerro este comentário deixando uma pergunta no ar:
Até que ponto a tecnologia ajuda ou atrapalha no desenvolvimento intelectual de uma pessoa?
Recebi essa mensagem de um amigo e achei interessante!!!
"AMIGOS, eu falava assim... vai dizer que você fala correto???
Aprenda com o Prof. Pasquale:
No popular se diz:
"Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro". O
correto é: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro".
Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é
carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro? Tá aí a resposta para meu
dilema de infância! EU NÃO SABIA. E VOCÊ? No popular se diz: "Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão." O correto é: "Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão". Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele? Tudo bem eu era uma malinha!
No popular se diz: "Cor de burro quando foge" O correto é: "Corro de burro quando foge!" Esse foi o pior de todos!
Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor? Eu
queria porque queria ver um burro fugindo para ver a cor dele! Sério!
Outro que no popular todo mundo erra: "Quem tem boca vai a Roma" O correto é: "Quem tem boca vaia Roma". (isso mesmo, do verbo vaiar).
Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que
quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!
Outro que todo mundo diz
errado: "Cuspido e escarrado" - quando alguém quer dizer que é muito parecido
com outra pessoa. "Esse... Sei lá!" O correto é: "Esculpido em Carrara".
(Carrara é um tipo de mármore)
Mais um famoso: "Quem não tem cão, caça
com gato"
Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na
caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, quando quer e se quer,
mas vai que o bicho tá de bom humor! O correto é: "Quem não tem cão, caça
como gato.... ou seja, sozinho!"
(E a gente pensa que
repete corretamente os ' ditos populares')
Akeelah tem apenas 11 anos, mas um incrível talento com as palavras. Admirado com esse dom, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletração e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura, Dr. Larabee (Laurence Fishburne). Enfrentando a objeção de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais e as dificuldades no relacionamento com o professor, Akeelah vai passando por várias etapas do concurso.
O filme nos traz uma reflexão sobre a capacidade que temos de buscar ajuda para conquistar um alvo e até onde conseguimos chegar sozinhos. Mostra que o amor, companheirismo e amizade fazem parte da essência do ser humano. Lições como: o preconceito nunca é a melhor saída; amizades sempre são bem-vindas e jamais devemos ter medo de nós mesmos. Essas ações são transmitidas pela personagem Akeelah . Na primeira aula com seu coach, ele faz Akeelah ler a seguinte citação de Marianne Williamson:
“Our
deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that
we are powerful beyond measure. It is our light, not our darkness that
most frightens us. We ask ourselves, Who am I to be brilliant,
gorgeous, talented, fabulous? Actually, who are you not to be? You are a
child of God. Your playing small does not serve the world. There is
nothing enlightened about shrinking so that other people won't feel
insecure around you. We are all meant to shine, as children do. We were
born to make manifest the glory of God that is within us. It's not
just in some of us; it's in everyone. And as we let our own light
shine, we unconsciously give other people permission to do the same. As
we are liberated from our own fear, our presence automatically
liberates others.”
Traduzindo...
"Nosso medo mais profundo não é que sejamos inadequados. Nosso medo mais profundo é que sejamos poderosos além da medida. É a nossa luz, não nossa escuridão que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: Quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso e fabuloso? Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Bancar o pequeno não serve ao mundo. Não há iluminação em se encolher para que outras pessoas não se sintam inseguras ao seu redor. Somos todos feitos para brilhar, como fazem as crianças. Nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós.Não é apenas em alguns de nós, está em todos. E quando deixamos nossa luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. ”Quando nos libertamos do nosso medo, nossa presença automaticamente liberta os outros. "
O filme apresenta cenas que realmente nos faz refletir... Na cena final..... é lindo! Uma cena em que Akeelah deve soletrar a última palavra, mas não fará isso sozinha...
Passei esse filme para os meus alunos do 6º ao 8º ano e eles não se distraíram por quase nenhum momento, pois a história é vibrante.
Dessa história, surgiram vários temas para debates em sala e houve um bom rendimento na área de comunicação e expressão.
As caricaturas a seguir são muito bem elaboradas, vale a pena dar uma olhada!!! Foi retirado do site: http://minhahistoria.net O dono desse site é um professor nota 10!!!
A amizade é um sentimento, que chega devagarzinho pelos atos, pelo carinho, pela lembrança... E na net não é diferente, você visita um dia um blog, gosta, volta...
E assim vai crescendo o número de amigos, das atenções recebidas e dos carinhos ganhos.
Meme é quase igual a um memorando, é o mesmo que propagar, onde as pessoas recebem um selo, com autorização do criador ou do repassador, obedece suas regras e repassa mais uma vez, indicando a quantidade de blogs sugerida pelo criador do mesmo! Eu acabei de receber esse, e obedecendo às regras, respondo as perguntas e no final indico mais 4 blogs para recebê-lo!
"A alegria do triunfo jamais seria experimentada se não houvesse a luta que determina a oportunidade de vencer."
(Carlos Bernardo González )
Caso ainda não tenha dado para notar, sou um tanto..."filmolotra" e hoje dou mais uma dica de um ótimo filme cujo nome é o título dessa postagem.
Matthew Perry é um jovem professor que quer ir além de seus muros! Sensível, impaciente, porém cheio de ideias, decide deixar sua cidade interiorana para lecionar nas escolas de Nova York. A partir daí, se defronta com vários obstáculos onde só a persistência mantém sua fé.
Ele encontra uma sala de aula problemática, desunida, com baixo nível escolar e além desses, acaba tendo que enfrentar mais desafios.
Ron pega a pior turma da escola e se vê rodeado de problemas.
O filme é cheio de momentos marcantes e realmente não basta ser professor, é necessário ser educador!
Essa história é real e esse professor fez grandes coisas em prol da educação. Até hoje ele viaja por vários lugares mostrando e provando que é possível mudar vidas através da educação.
Faço uso da TV em sala de aula sempre que posso, pois afirmo que tenho tido bons resultados!
Nesta semana, passei um filme maravilhoso, "O presente" o qual traz belíssimas lições de vida.
O filme conta a história de Jason que acabou de perder o avô bilionário que sempre odiou e estava certo de que não herdaria nada. Mas se enganou: "Red" Stevens (James Garner) deixou 12 tarefas para Jason, ao fim das quais ele será avaliado e, se merecer, terá direito ao que Red chama de "o maior de todos os presentes". Cada uma dessas tarefas tem o objetivo de promover alguma mudança em Jason, mas nenhuma terá tanta força quanto o encontro casual com a pequena Emily (Abigail Breslin).
A história é cativante e meus alunos conseguiram extrair do filme várias lições!
Isso abre espaço para debates e exposição de pontos de vista. Mexe com os sentimentos e ativa seus conhecimentos prévios. Portanto, a utilização da TV tem contribuído em minhas aulas, pois tenho visto alunos fazendo belas reflexões e vejo isso como um grande passo, já que nosso papel é fazer com que eles se tornem seres críticos e reflexivos.
Um de meus alunos me fez uma pergunta muito pertinente!
"Pro, seu blog não tem tantas visitas diárias. Você não queria que ele fosse o mais visitado do mundo? Tipo, com mais de 500 visitas por dia?"
Mediante a isso, respondi que todos os blogueiros gostariam que seus blogs fossem bem visitados, mas para mim, isso é relativo. Pois fiz um blog com a finalidade de colaborar com quem precise dele e não para ter somentes visitas. Pois como tenho alunos de graus diferentes, estou ainda "engordando" esse blog tão somente para ajudar e facilitar as pesquisas dos mesmos.
Afinal, não vejo outra finalidade para um blog se não for para cooperar e interagir com as pessoas trocando os mais variados conhecimentos.
Quero sim que este blog seja bem visitado, mas não me preocupo com quantidades...
Todos os dias temos que dar algum jeito de nos superar em algum sentido!!! Assisti a um filme uma vez, do qual tirei grandes lições. O filme tem o nome do título desta postagem e me fez refletir em vários aspectos de minha vida!!! "Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé O PODER DA CRENÇA PROPORCIONA A HABILIDADE DE VENCER." E realmente é isso que nos impulsiona, A FÉ!!! Fica aqui uma dica ótima de filme! Vale a pena assistí-lo.
Em minha lista de filmes você poderá assistir ao trailer.
O que me assusta é saber e ver que muitos professores ainda não se deram conta de que a era digital impera em todos os lugares do mundo!
Vejo professores que ainda estão no estilo de antigamente. Somente a lousa é o "Deus" da razão!!!
Também vejo que mesmo os alunos de baixa renda, manejam bem o computador, enquanto muitos professores mal sabem ligá-lo!!! Isto é espantoso!!!
Mas o que fazer para mudar esse paradigma?
Eis ai um grande desafio!
É tarefa do governo conseguir essa façanha?
É nossa essa tarefa de tentar mudar essa visão?
Cabe a quem fazer com que os hábitos tradicionais fiquem somente na lembrança?
Penso que como professores, temos a nossa parcela a cumprir: nos especializarmos a cada dia mediante ao mundo digital, levando o máximo de informação para o nosso ambiente de trabalho.
Cabe ao governo melhorar as condições (financeiras, capacitação...) para nós professores.
E avalio que o mais importante é que cada um perceba as mudanças que ocorrem ao seu redor, e tente correr atrás do que já perdeu com a finalidade de alcançar alunos que se perdem a cada dia.
Trago-te um recado de muita gente.Pessoas que praticaram boas ações,
Mandam dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu. Houve alguém que venceu na vida, E manda dizer-te que foi porque Tuas lições permaneceram E houve mais alguém que superou a dor, E manda dizer-te que foi a lembrança De tua coragem que ajudou. Por isso que és importante... O teu trabalho é o mais nobre, De ti nasce a razão e o progresso. A união e a harmonia de um povo! E agora... Sorria!! Esqueça o cansaço e a preocupação, Porque há muita gente pedindo a Deus Para que você seja muito Feliz!!! Parabéns pelo seu dia!!!!
(Autor desconhecido)
Vídeo especial pra você!
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Há Interesse para o Governo em Formar Bons Leitores?
Na sociedade brasileira estão presentes a fome, a miséria, a injustiça e a desigualdade social. Dessa forma, fica difícil encontrar pessoas que têm acesso à informação. E um país que não lê e não incentiva seus jovens para o hábito da leitura é um país predestinado ao insucesso e certamente à miséria e à desigualdade social.
Esta realidade está presente:
• Nas escolas, principalmente, a pública – onde o aluno aprende a decorar regras sem refletir o que está falando;
• Nas favelas, onde a miséria e a falta de informação estão presentes;
• Em alguns políticos com promessas de mudanças sociais, que muitas vezes não são cumpridas.