center


sexta-feira, 2 de março de 2012

Exercicios - interpretação de texto


Visite meu novo site cheio de novidades pra você!

Exercícios de Português


Desde os anos 70, quando os partidos verdes começaram a despontar na Europa e o Greenpeace surgiu para protestar contra testes nucleares, o movimento ambientalista nunca foi seriamente questionado em sua sacrossanta missão de salvar a Terra. Nem havia por quê: os dados da tragédia — florestas desaparecendo, espécies se extinguindo a rodo e os mares subindo devido ao efeito estufa — pipocam nos noticiários para dizer que a humanidade está destruindo o planeta. Ninguém em sã consciência (salvo um ou outro presidente dos EUA) poderia ser contra os cuidados com a combalida saúde global.
Nada mais normal, portanto, do que reagir com incredulidade a qualquer um que venha dizer que o planeta nunca esteve tão bem, obrigado, e que um futuro radiante aguarda a humanidade, mesmo depois de todos os seus pecados contra a Mãe Natureza. Mas é justamente disso que o dinamarquês Bjorn Lomborg tenta (e, até certo ponto, consegue) convencer o leitor em The Skeptical Environmentalist. As coisas estão melhorando. E o fim do mundo não está próximo.
O livro de Lomborg cumpre a saudável tarefa de destoar ao dessacralizar as ONGs ecológicas. Ao caracterizá-las — não sem um certo exagero — como mais um grupo de lobby brigando por verbas, o autor quebra um tabu e abre um debate que, para a maior parte das pessoas, ainda soa algo herético. (...)

(ANGELO, Claudio. Folha de S. Paulo, 26 jun. 2001. Caderno Mais!)

1) Segundo o texto, é correto afirmar:

a) O autor do texto, Claudio Angelo, questiona as ONGs ecológicas pela sua posição radical em relação à avaliação da saúde do planeta.
b) O autor do texto procura mostrar que, apesar de a humanidade ter atacado a Mãe Natureza, o fim do mundo não está próximo.
c) O livro de Lomborg questiona a postura das ONGs ecológicas, mostrando os efeitos dos testes nucleares no meio ambiente.
d) O livro de Lomborg defende que a saúde do planeta não está tão abalada quanto muitos supõem.
e) Lomborg mostra em seu livro que devemos desconfiar de quem venha dizer que o planeta nunca esteve tão bem. 

2) Observando a forma como é organizado o texto, é correto afirmar que nele predomina a intenção de

a) questionar, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é tratar dos impactos ambientais que colocam em xeque a saúde do planeta.
b) argumentar, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é desenvolver o tema de que as ONGs precisam cumprir melhor seu papel.
c) informar, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é apresentar como o livro de Lomborg trata as questões ecológicas.
d) descrever, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é caracterizar os acidentes ambientais que ameaçam a saúde do planeta.
e) narrar, e a continuação mais coerente com o fragmento acima é apresentar os fatos que corroboram as atitudes das ONGs ecológicas. 

3) O texto apresenta várias opiniões. Assinale a alternativa em que a correspondência entre a opinião e seu detentor é correta.

a) Alguns presidentes dos EUA costumam colocar-se contra os cuidados que são tomados para salvar o planeta — opinião de Lomborg.
b) Lomborg exagera um pouco ao dizer que as ONGs ecológicas só brigam por verbas — opinião do autor do texto.
c) Em relação à saúde global, as coisas estão melhorando e o fim do mundo não está próximo — opinião do autor do texto.
d) Lomborg consegue, até certo ponto, convencer o leitor de que o planeta nunca esteve tão bem — opinião das ONGs ecológicas.
e) O movimento ambientalista nunca foi seriamente questionado — opinião de Lomborg. 

4) Compare o uso de travessões no primeiro e no terceiro parágrafos. É correto afirmar que eles têm a função de isolar um conteúdo para, respectivamente,

a) explicar os dados da tragédia – criticar o papel das ONGs.
b) evidenciar a opinião de Claudio Angelo – explicar o papel das ONGs.
c) descrever os dados da tragédia – esclarecer a posição de Lomborg.
d) apontar os fatos que contradizem a opinião das ONGs – desmentir a opinião do autor.
e) enumerar os dados da tragédia – inserir a opinião de Claudio Angelo. 

5)  “Os narradores, embora de espaços diferentes – escolas rurais, escolas de favelas, escolas de grandes e pequenas cidades – contam, em uníssono, a história da educação paulista, mas que não é diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.” (PROLEITURA, jun. 1998.)
Que alternativa reescreve o texto acima sem alterar o sentido?

a) Os narradores, porque procedem de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, embora ela seja diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
b) Os narradores, procedentes portanto de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, que porém não é diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
c) Os narradores, quando de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, que, por isso, não é diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
d) Os narradores, apesar de procedentes de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, que não é, todavia, diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
e) Os narradores, que todavia são de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, mas não são diferentes de gaúchos, potiguares ou mato-grossenses. 

6)  No jornal de um supermercado aparece um cliente pronunciando-se a respeito da loja: “Compro no supermercado X a 28 anos, pois sou bem tratado pelos funcionários e lá encontro toda a mercadoria que preciso”.

Observe como o depoimento do cliente foi reescrito:
I - Compro no supermercado X há 28 anos, pois lá sou bem tratado pelos funcionários e encontro toda a mercadoria de que preciso.
II - Compro no supermercado X à 28 anos, pois sou bem tratado pelos funcionários, onde encontro toda a mercadoria que preciso.
III - Compro no supermercado X há 28 anos, pois sou bem tratado pelos funcionários e lá encontro toda a mercadoria cuja qual preciso.
Segue(m) as normas da língua padrão:

a) Apenas a versão I.
b) Apenas as versões I e III.
c) Apenas a versão III.
d) Apenas as versões I e II.
e) Apenas as versões II e III.

Gabarito dos exercícios

1 D, 2 C, 3 B, 4 E, 5 D, 6 A

2 comentários:

  1. amei tudo o que hà no seu blog....me ajudarà bastante. Qque Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  2. Atividades interessantes e bem elaboradas! Parabéns

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.