center


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Prova de Português - 6º Ano


NOVO SITE!!!  Queridos seguidores, professores, alunos e visitantes, Conheçam  meu novo site que será recheado de atividades, provas e variedades. Daqui pra frente tudo será postado lá. Ainda estou postando uma variedade de coisas, mas já é possível extraírem  atividades dele. http://aprendendoparaavida.wix.com/educar 

Abraços, Profª Raquel 
http://aprendendoparaavida.wix.com/educar



TEXTO I: SOS – SALVEM O PLANETA! (FRAGMENTO)

As indústrias e os carros causam febre na Terra. A febre é um sintoma de desequilíbrio no ecossistema global. As principais causas desse sintoma são: a diminuição das plantas da superfície da Terra, o excesso de gás carbônico no ar que todo mundo respira e a emissão de aerossóis na atmosfera — partículas sólidas e líquidas suspensas no ar, como a fuligem.
A indústria do petróleo desequilibra os ecossistemas do ar e da água e impede que as pessoas usem energia limpa, que não solta gás carbônico na atmosfera.
Existe tecnologia que pode receber incentivos para se desenvolver o suficiente para distribuir apenas energia limpa no mundo.

( Vinhas, Camila. Folhinha, de 19 de junho de 2004.)

TEXTO II:

Menino que mora num planeta
azul feito a cauda de um cometa
quer se corresponder com alguém
de outra galáxia.
Neste planeta onde o menino mora
as coisas não vão tão bem assim:
o azul está ficando desbotado
e os homens brincam de guerra.
É só apertar um botão
que o planeta Terra vai pelos ares...
Então o menino procura com urgência
alguém de outra galáxia
para trocarem selos, figurinhas
e esperanças.

( Murray, Roseana. Classificados poéticos. 2ed. Belo Horizonte, Miguilim, 1985.)

TEXTO III

Habitante de outra galáxia
aceita corresponder-se com um menino do planeta azul.
O mundo desse habitante é todo feito de vento e cheira jasmim.
Não há fome nem há guerra e, nas tardes perfumadas,
as pessoas passeiam de mãos dadas e costumam rir à toa.
Nessa galáxia ninguém faz a morte, ela acontece naturalmente como o sono depois da festa.
Os habitantes não mentem e por isso seus olhos brilham como riachos.
O habitante de outra galáxia aceita trocar selos e figurinhas e pede ao menino que encha os bolsos de esperanças, e não só os bolsos, mas também as mãos e os cabelos, a voz o coração, que a doença do planeta azul ainda tem solução.

(Murray, Roseana. idem)

QUESTÃO 1

Para Mafalda, o planeta Terra está doente. O texto I aponta uma das doenças de que sofre o planeta.
a) Que doença é essa ?
R.: Essa doença é o desequilíbrio no ecossistema global.
b) Transcreva a palavra do texto I que indica seu sintoma.
R.: ”febre”.

QUESTÃO 2

Para o menino do texto II, a Terra também está adoecendo.
a) Retire desse mesmo texto o adjetivo que expressa a opinião do menino.

R.: ”desbotado”.

b) Sem encontrar uma solução para a cura dos males da Terra, o menino do texto II entra em contato com um habitante de outra galáxia. O que sugeriu o extraterrestre no texto III ?

R.: O extraterrestre sugeriu que o menino do texto II se enchesse de esperança (mantivesse/tivesse/não perdesse a esperança).

QUESTÃO 3  

A mensagem do texto III é otimista. Copie do poema apenas os versos que mostrem o motivo desse otimismo.

R.: “que a doença do planeta azul/ainda tem solução”.

QUESTÃO 4  

A fim de evitar repetição, o autor se utiliza no texto I de duas expressões de sentido semelhante para se referir aos habitantes do planeta azul. Transcreva essas duas expressões.

R.: “todo mundo” / “as pessoas”.

QUESTÃO 5  

Leia o trecho a seguir, retirado do texto III: “ e por isso os seus olhos  brilham como riachos.”

O Pronome isso está substituindo uma informação que já apareceu no poema. Qual é ela ?

R.: O pronome está substituindo a informação de que os habitantes da outra galáxia não mentem (não são mentirosos).

QUESTÃO 6

Observe os trechos abaixo, retirados do texto II.

a) “num planeta azul feito a cauda de um cometa”
b) “o azul está ficando desbotado”

Escreva a classe gramatical das palavras destacadas.
a) adjetivo.
b) substantivo.

8 comentários:

  1. O ensino de gramática hoje está tão complicado que temos que trabalhar de forma contextualizada. Ötimo material!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que você disse...Hoje em dia algumas escolas públicas estão sendo desvalorizada,mas tudo isso por causa dos alunos...Caso contrário os ensinos estão ótimos (escolas publicas ou particulares) ...Parabéns

      Excluir
  2. Nossa Raquel você está de parabéns...Não sei se você é professora,mas deve ser...Você é um ótimo exemplo de professora,amei seu material suas provas,e sua dedicação...Enfim AMEI!!!! <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei isso, e legal ajuda a estudar.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Raquel você está de parabéns...frases Com Desenhos Não sei se você é professora,mas deve ser...Você é um ótimo exemplo de professora,amei seu material suas provas,e sua dedicação...Enfim AMEI!!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blo é muito fofo e me ajudou bastante Pesquisas relacionadas a prova de portugues...!

    ResponderExcluir
  6. O ensino de gramática hoje está tão complicado que temos que trabalhar de forma contextualizada. Ötimo material! Parabéns!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.