center


sábado, 12 de dezembro de 2009

A menor redação do ENEM


"Redassão"

Tema: O mano.
 



Quando eu tiver um mano, vai-se chamar Herrar, porque Herrar é o mano.


Fui.

Esse aluno parece não estar nada preocupado com seu futuro! Se tem certa criatividade, por que não usá-la no sentido certo?
Há um aviso na prova do ENEM referente a redação: "texto com menos de sete linhas não será considerado."
Mediante a isso, provavelmente esse aluno zerou na redação.

A questão é: Como fazer com que o aluno de hoje se preocupe com seu próprio futuro?

5 comentários:

  1. Muito difícil concluir o que levou esse aluno a terminar, em menos de 1 minuto, a sua redação. Pela forma como ele escreveu, deu a idéia de um aluno totalmente desinteressado e nem deveria ter aparecido no dia do exame. Se quiséssemos saber, a saída seria chamá-lo para uma entrevista e perguntar-lhe o que aconteceu. Provavelmente, a resposta dele se resumiria em, no máximo, três palavras, ou iria preferir o silêncio.
    Criatividade, talvez não tenha sido, mas a falta de se expressar foi total. É uma enorme pena.

    Culpa de quem, afinal? Da falta de cultura geral? do sistema? do professor? Ou do próprio aluno que quer apenas ser aprovado, mas não demonstra interesse?

    É muito fácil culpar os professores. Não importa se existem bons e maus professores. A frase "Quem faz a escola ou a universidade é o próprio aluno" é bem funcional e clara. Independente da forma como o docente leciona, o aluno é que deve se esforçar para aprender. E como proceder? A resposta é ter interesse pela leitura. As informações se espalham de maneira espantosa em todo o globo terrestre. Várias fontes de consultas estão presentes. Só não se informa e não aprende quem não quiser.

    Não sei a vida desse aluno, mas espero que ele não tenha platéia e não incentive outros a cometer o mesmo ato. Concurso à base de exames escolares é coisa séria.

    ResponderExcluir
  2. Esse aluno com certeza estará daqui uns anos muito bem empregado em uma agência de publicidade.

    Agora as pessoas que escolheram o tema "O mano"... sinseramente...

    ResponderExcluir
  3. Afinal, o exame é para avaliar o ensino médio no país, que realmente é deplorável, nenhum brasileiro com os pés no chão deve esperar uma excelente redação do ENEM.

    ResponderExcluir
  4. realmente ele não esta com a cabeça no lugar e estava com preça

    ResponderExcluir
  5. essa redação além de ser pequena esta escrita erradamente

    ResponderExcluir